terça-feira, 21 de agosto de 2007

essa semana no jornal / this week on the papers

o jornal o globo estah fazendo uma serie sobre os brasileiros q vivem sob a ditadura de traficantes, milicias e policiais corruptos aqui no RJ. mto educativo

o globo newspapaer is doing a series on brazilians living under the dictatorship of drug-dealers, militias and crooked cops here in rio. very enlightening

O Globo Online


Nova Ditadura

Moradores são forçados a deixar as suas casas por traficantes, milicianos e até policiais

Publicada em 21/08/2007 às 00h06m

O Globo e O Globo Online

IARA: ela deixou Vigário Geral porque traficantes ameaçaram matá-la e pôr fogo na casa / Foto: Custodio Coimbra

RIO - Quando faltava comida em casa, Iara, de 24 anos, saía perambulando pelas ruas da Penha, de Bonsucesso e Ramos, pedindo esmola, puxando pela mão seus três irmãos menores. Doente mental, a mãe era aposentada do INSS. O pai morrera cedo. Desde então, ela já trabalhou muito, sempre sem carteira assinada, distribuindo panfleto em sinal de trânsito, de balconista em farmácia e, por último, foi para o calçadão de Copacabana fazer programa. Conseguiu um barraco na Favela de Vigário Geral, mobiliou "com jogo de sofá" e arrumou um namorado, sujeito esforçado, integrante de uma ONG. Mas traficantes de Parada de Lucas invadiram Vigário depois de anos de rivalidade.

- Os vizinhos ligaram pra mim, dizendo que os traficantes de Lucas tinham estado no meu barraco, me procurando pelo nome, dizendo que iam me matar e tacar fogo na minha casa. Não pude voltar. Perdi tudo. A minha casa já foi alugada para o tráfico. A da minha mãe, que também foi expulsa, já até passou para o nome de uma outra pessoa, foi registrado lá na associação de moradores. (cont.)

fonte:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/08/20/297349209.asp